O Surrealismo é a última das Vanguardas Européias, que sucede ao Dada radicalizando suas propostas de liberdade, anti-convencionalismo e anti-tradição dos valores da cultura ocidental. Traz à tona os impulsos das regiões ainda inexploradas da mente. Recorre aos temas fornecidos pelo inconsciente e subconsciente: o acaso, a loucura, os sonhos, as alucinações, o delírio ou o humor. Corrente revolucionária trouxe grandes contribuições com novos meios e fontes de inspiração artística e o fazer artístico como o Frottage, Colagem, Assemblage, Fotomontagem, Pintura automática entre outros.
Teve origem com a publicação do “ Manifesto do Surrealismo” de André Breton, em 1924. Giorgio de Chirico, com sua Pintura Metafísica, Max Ernst, Paul Klee, André Masson, Joan Miro, Jean Arp, Picabia, Picasso, René Magritte, Salvador Dali, Marc Chagall, Marcel Duchamp, Alexander Calder, o fotógrafo Man Ray, os poetas Tristan Tzara, Paul Eluard, Louis Aragon, Guillaume Apollinaire o o cineasta Luis Buñuel, entre outros.
Após a II Guerra, apesar da dispersão do movimento, realizam-se duas grandes exposições surrealistas em Paris: na galeria Maeght, em 1947, e na galeria Daniel Cordier, em 1959/60. Neste período houve uma grande revitalização do Surrealismo, com o movimento PHASES, emergente em 1954, herdeiro do Grupo CoBra.
ilustração: Alexander Calder
breve resumo histórico: JU Gioli
~~~~
Leia mais em
~~~~
4 comentários:
Muito oportuno este resumo sobre o surrealismo, Ju. A arte moderna e contemporânea merecem ser mais citadas e discutidas.
Grande beijo.
Muito bom este post, JU!
Gostei muito da ilustração do Alexander Calder, como gosto imensamente dos seus móbiles!
Beijos.
Pessoalmente deixo-me seduzir mais facilmente pelo movimento Dada. Max Ernst, relacionado historicamente tanto com o Dadaísmo quanto com o Surrealismo, é o mestre mais radicalmente inovador na pesquisa de técnicas artísticas. Foi ele o autor de "Mulher 100 Cabeças" o título que peguei emprestado para o meu Blogue.
Obrigado pelos comentários.
Silvares, gostei da sua escolha.
bjs.
JU Gioli
Postar um comentário